O Dia da Imaculada Conceição - memórias de outros tempos
- Redacção - Notícias de Arronches

- há 6 dias
- 1 min de leitura
Hoje dia 8 de Dezembro celebra-se o Dia da Imaculada Conceição. Como todos os da minha geração, sou católico não praticante, respeitando todos e todas as religiões mas, introspectivamente tenho dúvidas que nunca me foram esclarecidas - e não vêm ao caso.

Dia da Imaculada Conceição sempre ocupou um lugar especial no coração das famílias de Estremoz. Entre as colinas alentejanas da Serra D’Ossa e S. Mamede, era hábito as mães entregarem os filhos aos cuidados da Virgem, num gesto de fé e protecção transmitida de geração em geração.
Na pequena capela dedicada à Imaculada, nos arredores da cidade de Estremoz, muitas crianças eram apresentadas, envoltas na esperança silenciosa das suas mães.
Também eu fui levado ali em criança, para receber essa bênção. Voltei com a minha mulher muitos anos mais tarde, a visitar a capelinha. A memória desse momento simples, íntimo e profundamente enraizado na devoção popular, permanece como um elo afectivo entre o passado e a tradição religiosa - que marcou a vida da comunidade estremocense.
Opinião: Fernando N. Marques





.png)




Comentários