Estremoz recebe Conferência Internacional dos “Caminhos do Sul”Encontro reúne especialistas portugueses e espanhóis para debater o futuro dos Caminhos de Santiago no sul da Península Ibérica
Estremoz recebe, nos dias 25 e 26 de Novembro, a Conferência Internacional dos “Caminhos do Sul”, uma iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, sob a curadoria do historiador Paulo Almeida Fernandes e com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

O encontro pretende reunir representantes de entidades públicas, associativas e privadas de Portugal e Espanha, criando um espaço de partilha de experiências, desafios e objectivos comuns para a valorização dos itinerários jacobeus do sul da Península Ibérica.
A iniciativa surge num momento de preparação para mais um Ano Jubilar, em 2027, e de mudanças no perfil dos peregrinos que chegam a Santiago de Compostela. A conferência constitui, assim, uma oportunidade para reflectir sobre o desenvolvimento dos Caminhos de Santiago e reforçar a sua presença na oferta turística e cultural.
Entre os participantes estarão representantes da Xunta da Galiza, da Federação Europeia e da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, associações de peregrinos portuguesas e espanholas, entidades regionais de turismo e especialistas nas áreas do património, da comunicação digital, da literatura e da peregrinação jacobeia.
Para José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, este é o momento de afirmar os “Caminhos do Sul”, que integram mais de mil quilómetros de percursos sinalizados nos Caminhos de Santiago do Alentejo e Ribatejo.
O responsável destaca a importância de valorizar aquilo que a região tem para oferecer aos peregrinos, nomeadamente as paisagens, a cultura, a identidade, a gastronomia e a hospitalidade alentejanas.
Os Caminhos de Santiago do Alentejo e Ribatejo foram lançados em 2019. Desde então, têm sido desenvolvidos investimentos na sinalização, na informação aos peregrinos, na integração dos itinerários nacionais e na internacionalização dos percursos.
Ao longo dos dois dias, serão debatidos temas como os modelos de gestão dos Caminhos, a valorização do património, a cooperação entre territórios, a criação de itinerários inclusivos, a comunicação digital, a literatura e a experiência da peregrinação.
O programa termina com uma caminhada interpretativa dedicada ao Figurado em Barro de Estremoz, expressão artística inscrita pela UNESCO na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Redacção|Fonte:ERT





.png)





Comentários