Economia - Portugal perde 9,9% das explorações agrícolas em cinco anos
- Redacção - Notícias de Arronches

- 10 de nov.
- 1 min de leitura
Portugal perdeu, em apenas cinco anos, quase uma em cada dez explorações agrícolas, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A redução afecta sobretudo os pequenos produtores e evidencia um problema estrutural: o envelhecimento do sector agrícola, com uma idade média dos agricultores a atingir os 65 anos e uma renovação geracional cada vez mais limitada.
O país ganha dimensão média por exploração, mas perde diversidade e ligação ao território rural, enquanto a terra se concentra em unidades de maior dimensão. Especialistas sublinham que dinamizar o mercado fundiário é essencial para inverter esta tendência e criar oportunidades para novos investidores e jovens agricultores.
Neste contexto, a Cocampo, portal de anúncios de compra, venda e arrendamento de propriedades rurais, chega a Portugal com mais de 3.000 propriedades e 500.000 hectares disponíveis. A plataforma pretende impulsionar o mercado imobiliário rural, facilitando a ligação entre proprietários, compradores e investidores.
Redacção|Fonte: Equipa de Comunicação da Cocampo-Foto de publicação





.png)




Comentários