top of page

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

“O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de Março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia - 8 de Março -, mas só a 16 de Dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.


Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a protecção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam actuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema de 2024 é «Investir nas mulheres: Acelerar o progresso», realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.”

Recordamos que amanhã (sábado 9 de Março) as freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros no concelho de Arronches, levam a efeito o habitual almoço para celebrarem o Dia Internacional das Mulheres suas freguesas.

(Créditos-Eurocid|Foto-D.R.)

bottom of page