top of page

ARRONCHES - Sacerdotes de Alquimia

Infelizmente não pude estar presente na apresentação desta exposição por uma questão preventiva da saúde, dado o frio que assolou Arronches, nesta tarde/noite do passado sábado.


O preto e branco e a sua 'força' na foto do cartaz desta exposição (Foto: Miguel Machado)
O preto e branco e a sua 'força' na foto do cartaz desta exposição (Foto: Miguel Machado)

Com muita pena minha, dado que se trata de uma temática que muito me diz, sendo a fotografia parte da minha actividade. Começou já nos longínquos finais dos anos setenta, quando em Lisboa fiz o curso de fotografia. Naqueles tempos em que era necessário saber revelar, fixar, lavar e secar para depois passar ao papel o que os diapositivos registavam. Outros tempos muito diferentes dos actuais ‘fotógrafos’ do digital, em que tudo se pode fazer apenas procurando o programa…

Felizmente que abrigado em casa do frio, o meu Amigo, César Galão, transmitiu em directo via Facebook, a apresentação da exposição de Miguel Machado com a presença da vereadora Maria João Fernandes.

Quero deixar aqui algumas reflexões que me pareceram relevantes e as quais fazem todo o sentido, proferidas por Miguel Machado quando sendo natural de Estremoz (tal como eu), sente pertencer a Arronches. Ser deste ou daquele local parece-nos ser irrelevante, somos como disse do local onde nos esperam. Eu enquanto natural de Estremoz e vivendo grande parte da minha vida na cidade do Montijo, enquanto lá - fui montijense. Passados mais de quarenta anos de vir para Arronches e viver aqui permanente há mais de 25, sinto-me arronchense como os demais naturais, porque todos os dias ao levantar-me, coloco os meus pés no solo desta terra.

Absolutamente de acordo com a forma como Miguel Machado insistiu nos bens imateriais, que não se podem armazenar mas, podem-se registar nas palavras proferidas, nas fotos, na pintura, na escrita e hoje no áudio visual.

Defendeu e acompanho, que é necessário um maior esforço por quem de direito para termos maior número de Bens Imateriais da Humanidade, num país com tanta história, tantos bens a necessitarem de ser reconhecidos - deu como exemplo a Andaluzia e a Romaria à Virgem del Rocio em Almonte.

Parabéns ao César e à ‘Forte Arronches’ por este registo que me permitiu assistir sem estar presente. Que continue com estas transmissões que chegam sempre mais longe do que o espaço e o tempo da sua efectivação. Também nós guardamos o acervo dos muitos vídeos que criamos com a ‘Noticias de Arronches TV’, desde a política, ao desporto, cultura e uma diversidade de eventos em que esta nossa terra é fértil.

Voltarei a subir um dia destes, à sala de exposições do Convento para admirar os momentos e locais, captados quando o Miguel Machado carregou no obturador da sua máquina, e registou a preto e branco, essa impressão que dá ao momento registado uma outra força. Parabéns a todos os envolvidos!

Fernando Neves Marques

 

Comentários


bottom of page