top of page

Alentejo 2030 lança aviso para Gestão da Água para mitigar efeitos das cheias 19 de Fevereiro de 2026

O programa Alentejo 2030 lançou o aviso “Gestão da Água e Conservação dos Recursos Hídricos”, destinado a apoiar intervenções de protecção dos recursos hídricos e mitigação de riscos de cheias na região.



A iniciativa surge num contexto de crescente instabilidade climática, marcado por alternância entre secas prolongadas e episódios de precipitação intensa, que têm provocado inundações, danos em infra-estruturas e prejuízos ambientais e económicos.

O aviso financia acções como reabilitação da rede hidrográfica com soluções de engenharia natural, desassoreamento e desobstrução de cursos de água e albufeiras, criação de zonas de inundação natural, intervenções nas cabeceiras das linhas de água para retenção hídrica e controlo de espécies invasoras.

Podem candidatar-se entidades da administração local e pública, abrangendo quase todo o território do Alentejo (com excepção das freguesias integradas no ITI Água e Ecossistemas da Paisagem – Alentejo).

O concurso dispõe de 3,34 milhões de euros, com cofinanciamento FEDER até 85%, e as candidaturas decorrem em nove fases, entre Março e Dezembro de 2026.

Com este aviso, o Alentejo 2030 reforça a aposta na sustentabilidade, na adaptação às alterações climáticas e na gestão resiliente dos recursos hídricos.

Redacção|Fonte: CCDR Alentejo, IP Divisão de Comunicação e Relações Públicas

Comentários


bottom of page