Turismo do Alentejo e Ribatejo reforça aposta na BTL 2026 com novo espaço dedicado ao enoturismo
- Redacção - Notícias de Arronches

- há 29 minutos
- 2 min de leitura
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai reforçar a sua presença na BTL - Better Tourism Travel Market 2026 com uma participação alargada e uma novidade de peso: um espaço exclusivo dedicado ao enoturismo. A feira decorre de 25 de Fevereiro a 1 de Março, em Lisboa.

Este ano, a região marcará presença com dois espaços distintos, sublinhando a diversidade, autenticidade e capacidade de inovação do Alentejo e do Ribatejo. Para além do stand principal, localizado no Pavilhão 1, haverá uma área inteiramente dedicada ao enoturismo, no Pavilhão 2, resultado de uma parceria inédita com a organização do certame.
O stand principal contará com uma área de 1296 metros quadrados e reunirá os municípios das duas regiões e 28 empresas do sector turístico, numa representação integrada da oferta regional. Ao longo dos cinco dias, o espaço acolherá uma programação diversificada, destinada a promover os principais activos turísticos do território junto dos mercados nacional e internacional.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, sublinha que esta “presença robusta na BTL 2026 reafirma o compromisso com a promoção estratégica do território”, destacando a importância da participação conjunta de municípios e empresas na consolidação de uma estratégia integrada de promoção do destino.
Como novidade, a região assume também a dinamização da área dedicada ao vinho e às experiências vínicas. O espaço de enoturismo contará com provas e lançamentos de vinhos, conversas temáticas e apresentações, estando igualmente preparado para receber compradores internacionais.
Pelo segundo ano consecutivo, o Alentejo e o Ribatejo promovem ainda um almoço exclusivo de trabalho com mais de duas centenas de operadores internacionais, iniciativa que servirá para apresentar a oferta turística das duas regiões. Entre os temas em destaque estará a iniciativa Évora 2027 - Capital Europeia da Cultura.
Eixos estratégicos em destaque:
O stand principal, com um conceito renovado e mais dinâmico, dará especial enfoque a três eixos estratégicos:
Évora 2027 - Capital Europeia da Cultura, com um espaço interactivo e apresentação marcada para 26 de Fevereiro, às 15h;
Baixo Alentejo Cidade Europeia do Vinho, cuja apresentação decorre a 27 de Fevereiro, às 21h;
Festas do Povo de Campo Maior, apresentadas no dia 28 de Fevereiro, às 16h.
A programação inclui ainda a promoção de grandes eventos desportivos e culturais, como o 6Days FIM Enduro of Nations (26 de Fevereiro, às 18h), sessão que contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Estão igualmente previstas apresentações do Festival do Crato (28 de Fevereiro, às 17h) e do Rally Raid Portugal-Extremadura 2026 (28 de Fevereiro, às 21h).
Com esta participação reforçada, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo procura consolidar o posicionamento das duas regiões como destinos turísticos de excelência, apostando na diferenciação e na valorização de produtos estratégicos como o enoturismo, a cultura e os grandes eventos.
Redacção|Fonte: ERT do Alentejo e Ribatejo-foto de arquivo






.png)




Comentários