top of page

SEPNA | GNR celebra 25 anos de polícia ambiental nacional

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR celebra, a 15 de Janeiro, 25 anos como polícia ambiental nacional, afirmando-se como um elemento central na protecção da natureza, da biodiversidade e do património ambiental em Portugal.


Imagem criada pela I.A, na comemoração do 25º Aniversário da SEPNA
Imagem criada pela I.A, na comemoração do 25º Aniversário da SEPNA

Com implantação em cerca de 94% do território nacional, o SEPNA actua na prevenção, fiscalização e investigação de crimes ambientais, abrangendo áreas como fauna e flora, vigilância florestal, recursos hídricos, saúde pública e bem-estar animal.

 Ao longo dos anos, o serviço evoluiu com reforço da formação, modernização de meios, cooperação institucional e adaptação a novos desafios ambientais, como as alterações climáticas. Em 2024, a GNR registou cerca de 73% dos crimes ambientais em Portugal. A maioria destes crimes está relacionada com a defesa da floresta e com animais de companhia. Destaca-se ainda a elevada actividade operacional, com centenas de milhares de patrulhas e acções de fiscalização, bem como a crescente utilização da Linha SOS Ambiente e Território, que ultrapassou as 15 mil denúncias em 2025.

A proximidade ao cidadão, neste âmbito, reflecte-se igualmente na disponibilização da Linha SOS Ambiente e Território (LSOSAT), criada em 2002, e constitui o canal oficial para denúncias ambientais em Portugal e funciona 24 horas por dia, podendo ser contactada através do número de telefone 808 200 520, do endereço de correio electrónico sepna@gnr.pt ou do endereço electrónico https://www.gnr.pt/ambiente.aspx.

Redacção|Fonte:SEPNA-GNR

Comentários


bottom of page