top of page

O projecto Ilumina da Extremadura e do Alentejo

O projecto Ilumina, promovido pela Fundação Iberdrola e cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP 2021-2027 da União Europeia, deu mais um passo na sua execução com a conclusão do diagnóstico dos elementos patrimoniais, naturais, históricos, culturais e turísticos dos municípios espanhóis e portugueses que o integram.


ree

Esta iniciativa transfronteiriça, que promove o turismo cultural nocturno e valoriza o património histórico e natural, abrange as localidades extremenhas de Valencia de Alcántara, Alburquerque e La Codosera e as portuguesas do Alentejo - Campo Maior, Marvão e Monforte. O seu âmbito de actuação decorre entre 2024 e 2026.

Para realizar o diagnóstico, foram analisados, caracterizados e observados no terreno os elementos patrimoniais dos seis municípios, bem como efectuada uma análise e investigação documental sobre a procura e oferta turística do território e sobre o turismo cultural nocturno.

Após o trabalho de campo, foram preenchidas fichas de todos os recursos de interesse, incluindo a sua descrição, justificação de valor, contextualização territorial e socioeconómica, acessibilidade, estado de conservação, ameaças e riscos, e integração em rotas turísticas existentes, entre outros aspectos.

Redacção|Fonte:Fundação Iberdola

Comentários


bottom of page