top of page

LA CODOSERA - AGRICULTORES BLOQUEIAM A FRONTEIRA

Um grupo de agricultores do concelho de Arronches (apartidário) está a bloquear o acesso à La Codosera, junto ao antigo posto fronteiriço. Foram colocados tractores e máquinas agrícolas, impedindo assim o movimento de viaturas no sentido de Espanha.

Entretanto os agricultores em colaboração com a GNR e a Guarda Civil, criaram um corredor para casos de necessidades especiais.



O Notícias de Arronches esteve no local, o ambiente é tranquilo e a GRN do Posto Territorial de Arronches, com os seus militares, estão a tentar minimizar que se acumulem mais camiões e outros veículos nesta via que liga Arronches a La Codosera. Com o impedimento na fronteira do Caia houve motoristas que se deslocaram para a entrada por este local, o que não está a ser possível.

De norte a sul do país em especial nos acessos à fronteira com Espanha, os agricultores portugueses estão a bloquear com tractores as estradas. Esta situação está a ter lugar também em Espanha, Grécia, Alemanha, Bélgica ou Itália.

Na fronteira do Caia é impossível o trânsito normal para Espanha. Embora esta manhã um oficial da GNR tenham declarado à CNN que “Um encerramento de fronteiras neste contexto eleva em termos policiais a resposta da força que está no território. Não é esse o objectivo, pretende-se que passem uma mensagem consolidada sem colocar em causa a tranquilidade, a ordem pública de todos os utentes do território”.

Também a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes em declarações à Imprensa disse que “Os agricultores devem confiar no Governo e nas instâncias europeias. A PAC [política agrícola comum] é o único instrumento europeu para fazer face à produção de alimentos e, neste momento, “não serve os desafios que os agricultores têm pela frente”. Adiantou ainda que o "governo vai pedir à Comissão Europeia a utilização do Orçamento do Estado para que não haja distorção no mercado, tendo em conta que uma das reivindicações dos agricultores é a concorrência estrangeira”.

EM ACTUALIZAÇÃO

Redacção|Fotos-Notícias de Arronches

Comments


bottom of page