Jovem toureiro português recebe a alternativa em Santander/Espanha
- Redacção - Notícias de Arronches

- há 11 minutos
- 1 min de leitura
Tomás Bastos é o 45º matador de toiros nacional. O doutoramento em tauromaquia aconteceu ontem, em Santander, durante a corrida transmitida pelo canal Onetoro.

Tomás Bastos nasceu em Vila Franca de Xira e é sobrinho neto do saudoso toureiro vilafranquense José Júlio, o qual esteve em Arronches durante o mês da cultura taurina em 2010, realizada pelo Município e com a coordenação do jornal Notícias de Arronches.
Para além de ser um particular Amigo ao longo de muitos anos, tive o prazer de o receber em minha casa onde pernoitou depois de participar no colóquio deste evento no dia 11 de Junho, em que também participou o meu saudoso Amigo, José Luís Sommer D’Andrade.
Tomás Bastos é apoderado por Cristina Sanchez, a mais importante mulher da história do toureio. A alternativa foi concedida por Roca Rey e de testemunha Paco Aguado.
O touro da sua alternativa chamava-se Jareño, tina o nº 12, pesou 468 kg e era da ganadaria de Juan Manuel Criado. Cortou uma orelha ao segundo toiro do seu lote, deixando grata impressão à crítica e aos aficionados, que esgotaram a lotação da bonita praça do norte da vizinha Espanha.
Fernando Marques|Imagens D.R., onetoro





.png)










Comentários