top of page

Gentileza e amabilidade

A vida às vezes oferece-nos coisas surpreendentes, coisas das quais não estávamos à espera. Hoje foi dia de madrugar cedo, e ir com a minha mulher fazer um exame ao hospital de Portalegre. No meu íntimo, já sabia que iria ser uma longa jornada. Para tal, combinámos que a deixaria no hospital e eu iria tomar o pequeno-almoço e ler um livro (Miguel Nabeiro sobre o seu avô Rui Nabeiro) no café no Mercado Municipal.

Ali chegado ouvia-se como uma música que nos deixa cabisbaixo, porque o som da chuva não é o mais agradável quanto bate na cobertura de uma tenda, que presumo ali foi montada para a passagem de ano.

Estacionar não se podia mas, com engenho e algum ‘risco’ por uma eventual multa de estacionamento, lá arrumei a viatura. Entre passos trôpegos por uma das pernas não acompanhar o chamamento do cérebro para se movimentar mais de pressa, lá cheguei ao destino.

Na parte superior do mercado fui encontrando as portas dos estabelecimentos fechadas. Finalmente um pequeno café, onde só estava uma mesa e bancos altos. Por detrás do balcão um rosto simpático e um estabelecer de conversa afável. O senhor perguntou-me o que necessitava. Disse-lhe: queria meia de leite e uma torrada. É pequeno-almoço de quem vai ter que ficar por aqui algum tempo, lancei. Pois concerteza respondeu-me…mas acrescentou: faça o favor pode sentar-se na esplanada que eu já o sirvo… mas leve esta mantinha para tapar as pernas porque está muito frio, afirmou.

Não sei se seria pelo meu aspecto todo encasacado e o meu ar cansado pelo percurso feito anteriormente, fiquei a pensar na gentileza e amabilidade do proprietário do estabelecimento. À memória veio-me uma estadia em Inglaterra em que com a minha mulher, filho e nora, fomos tomar uma refeição a um estabelecimento na praia. Também ali nos forneceram uma manta no caso de queremos estar no exterior a apreciar o mar que rebentava na praia, onde a areia era substituída por pequenos cascalhos. Uma memória de tão longe… e o mesmo gesto aqui tão perto.


Fernando Neves Marques/Director|Foto: Município de Portalegre

Comentários


bottom of page