Evora - Universidade celebrou 50 anos desde a primeira aula do Instituto Universitário de Évora
- Redacção - Notícias de Arronches

- 11 de nov.
- 2 min de leitura
A Universidade de Évora (UÉVORA) assinalou, no passado dia 10 de Novembro, no Auditório Nobre do Colégio do Espírito Santo, a passagem de cinquenta anos sobre a primeira aula do Instituto Universitário de Évora (IUE), momento fundador que marcou o início do percurso da instituição moderna e cuja génese esteve profundamente ligada à Matemática.

Sob o mote “A Matemática na origem”, a sessão evocou a importância histórica e simbólica daquele dia de 1975, sublinhando o papel determinante da Universidade na coesão territorial e no desenvolvimento do Alentejo e do país.
Na sessão de abertura, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, destacou a relevância de celebrar a primeira aula do IUE “porque traduz o início de um caminho que correspondeu a um desejo antigo de refundação da Universidade em Évora”. Recordando que o Instituto Universitário de Évora foi criado antes de se transformar na actual Universidade, em 1979, a Reitora sublinhou que “a criação da Universidade correspondeu aos anseios do território”, afirmando que “a Universidade é, e espero que continue a ser, o elemento âncora na cidade e no território”.
Hermínia Vasconcelos Vilar reiterou a importância de fortalecer os laços entre a Universidade e o território em que se insere, salientando que, apesar da vocação internacional da instituição, “essa ligação ao espaço onde se insere é particularmente importante num contexto em que, muitas vezes, apesar de falarmos em coesão, continuamos a esquecer que existe um território que é, na verdade, a maior parte do território nacional, mas que continua a ser olhado de forma hierarquizada em função de um litoral mais povoado e desenvolvido”.
Para a Reitora, “a coesão é uma palavra e um conceito estruturais quando se quer pensar o futuro de um território e de um país”, defendendo que “as instituições de ensino superior são elementos imprescindíveis para que essa coesão se concretize”. “Celebramos hoje um caminho de sucesso que a Universidade de Évora tem feito desde 1975 – um caminho de alargamento das áreas de formação e investigação, de ligação à comunidade, de crescimento em alunos, docentes, projectos e orçamento. Mas é também um percurso de esforço e de reivindicação do direito de sermos uma Universidade num território de baixa densidade, num país onde o ensino superior continua muito concentrado no litoral”, sublinhou.(…)
Redacção|Fonte: UE





.png)




Comentários