Em Espanha já são obrigatórios os dispositivos V16 conectados
- Redacção - Notícias de Arronches

- 7 de jan.
- 1 min de leitura
Desde 1 de Janeiro de 2026, Espanha passou a exigir dispositivos luminosos V16 conectados, como o Help Flash IoT+, para sinalizar veículos imobilizados, substituindo os triângulos tradicionais. Esta mudança visa aumentar a segurança rodoviária, evitando que os condutores tenham de sair do veículo para colocar o triângulo, especialmente em vias perigosas.

Para condutores portugueses a circular em Espanha com matrícula nacional, os triângulos continuam legalmente aceites. No entanto, os dispositivos V16 conectados tornam-se relevantes sobretudo para quem vive, trabalha ou circula frequentemente em zonas fronteiriças, pois aumentam a segurança, alinham com o novo padrão espanhol e permitem a transmissão automática da localização do veículo imobilizado às autoridades e sistemas rodoviários.
O Help Flash IoT+ inclui conectividade integrada e pré-paga por pelo menos 12 anos, sem subscrições, envia dados apenas quando activado e não recolhe informação pessoal ou do veículo.
Em Portugal, o triângulo continua obrigatório, sendo o Help Flash IoT+ apenas um complemento e não um substituto legal. Ainda assim, o dispositivo apresenta-se como uma solução prática para condutores que circulam entre os dois países, oferecendo maior visibilidade, facilidade de uso e maior protecção em situações de emergência.
Para quem circula em Espanha é aconselhável dispor deste dispositivo.
Redacção|Fonte:netun.com






.png)




Comentários