Eleições Autárquicas 2025 no Norte Alentejano. O que já se sabe!
- Redacção - Notícias de Arronches
- há 20 horas
- 3 min de leitura
Quando faltam pouco mais de dois meses para as próximas eleições autárquicas, fizemos uma busca pelas notícias publicadas quer na imprensa escrita, falada e redes sociais, sobre o movimento que já se regista nos dois principais concelhos do Norte Alentejano como são Portalegre, capital do distrito e Elvas, uma cidade que será de grande importância estratégica e socioeconómica, com a ligação de Sines a Badajoz.
Portalegre - Fermelinda Carvalho (PSD/CDS‑PP): Actual presidente da câmara, com 54 anos e engenheira de produção animal, recandidata-se ao cargo. Foi eleita em 2021 com 38,39 % dos votos e três vereadores à coligação PSD/CDS‑PP.
João Lopes Aleixo (Chega): deputado eleito pelo círculo de Portalegre, assumiu candidatura à presidência da câmara e deverá renunciar ao mandato parlamentar se eleito.
Francisco Silva (PS): Candidato socialista anunciado em 15 Julho de 2025. Empresário de 67 anos e presidente da concelhia do PS local, foi presidente da União de Freguesias da Sé e São Lourenço entre 2017 e 2021. Propõe a criação de uma associação comercial para apoiar o comércio, indústria e serviços do concelho.
Outras forças como o CLIP – Candidatura Livre e Independente por Portalegre, ainda não revelaram seus cabeças-de-lista, mantendo a corrida “meio adormecida” com apenas dois candidatos oficialmente confirmados até Julho
Elvas - Movimento Cívico por Elvas (MCPE), José António Rondão Almeida, de 82 anos, antigo presidente eleito pelo PS, lidera o projecto do MCPE. Já recandidatou-se sete vezes ao longo da sua trajectória municipal.
O MCPE apresentou cerca de 176 – 200 candidatos, concorrendo a todos os órgãos municipais (Câmara, Assembleia Municipal e freguesias), excepto São Vicente e Ventosa. O projecto acentua metas como habitação, parque empresarial e turismo.
Partido Socialista (PS) - Nuno Mocinha, de 53 anos, é o candidato à Câmara, numa lista que inclui 190 pessoas (homens e mulheres), e concorre a todos os órgãos e freguesias do concelho. A apresentação oficial foi marcada para 27 de Junho de 2025 no Jardim Municipal, sob o slogan “Seguir em Frente”
Aliança Democrática (PSD/CDS‑PP + PPM) - Margarida Paiva, de 51 anos, candidata anunciada à Câmara pela coligação AD. A lista inclui mais de 160 pessoas, com 91 candidaturas independentes (55 %) e bem distribuídas por freguesias. O partido apresenta programas que incluem sede para Universidade Sénior, Conselho Municipal de Turismo e reabilitação do Centro Educativo de Vila Fernando em escola técnico‑profissional ligada à biociência.
O Chega apresentou José Eurico Malhado, de 60 anos, técnico de vendas, como cabeça‑de‑lista à Câmara de Elvas.

Arronches - João Crespo de 57 anos de idade, recandidata-se a mais um mandato pelo PSD/CDS-PP. Natural de Portalegre, bancário de profissão, foi eleito em 2013 no mandato de Fermelinda Carvalho onde foi seu Vice-presidente durante oito anos. Deste sempre ligado ao associativismo, quer em IPSSs, como nos corpos de Bombeiros Voluntários.
Enquanto o Partido Socialista, apresentou recentemente Carlos Flores, de 46 anos, é licenciado em Língua e Literatura Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses. Com um percurso político que passa pela Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal, onde foi vereador.
A CDU apresentou oficialmente como candidato às Eleições Autárquicas de 2025 no concelho de Arronches, José Vilanova, reformado e com vasta experiência sindical e autárquica, é o candidato à Câmara Municipal.
O Notícias de Arronches como sempre o fez ao longo dos anos, em devido tempo (após contacto), concederá um espaço na edição de Setembro a cada um dos candidatos que se apresentem à Presidência da Câmara Municipal de Arronches.
Texto-Fernando Marques|Fontes: Imprensa regional e Wikipédia
Kommentare