Docentes da Universidade de Évora distinguidos e integrados no júri dos Prémios Ciências do Desporto COP
- Redacção - Notícias de Arronches

- 14 de out.
- 1 min de leitura
Docentes da Universidade de Évora tiveram destaque na 9.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25, realizada na Universidade de Aveiro. Estes prémios, promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Repsol, visam valorizar a investigação científica aplicada ao desporto e registaram este ano um recorde de 95 trabalhos submetidos.

Na categoria Treino Desportivo, foi premiado o estudo “How many creatives are enough?”, coautorado por Bruno Gonçalves (Departamento de Desporto e Saúde), que analisou o impacto do número de jogadores criativos no desempenho de futebolistas em jogos reduzidos.
Na área de Psicologia e Pedagogia do Desporto, os docentes Gabriela Almeida e Fábio Flores participaram no estudo “Improving motor competence of children”, distinguido por demonstrar os benefícios de um programa extracurricular na competência motora e bem-estar de crianças portuguesas.
A Universidade de Évora esteve ainda representada no júri por Nuno Batalha e Orlando Fernandes, este último também membro da Comissão Consultiva de Ciência e Desenvolvimento do COP. Durante a cerimónia, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, anunciou que as Ciências do Desporto voltarão a ter dotação pública própria.
A 10.ª edição dos prémios incluirá novas categorias, como Economia, Direito e Gestão do Desporto, História e Sociologia do Desporto e Fisiologia e Biomecânica do Desporto, reforçando o incentivo à excelência científica no desporto nacional.
Redacção|Fonte:Univ-Évora





.png)




Comentários