Dia Mundial de Combate ao Bullying
- Redacção - Notícias de Arronches

- há 7 dias
- 1 min de leitura
A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala o Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de Outubro), destacando a importância da prevenção e sensibilização contra a violência e intimidação em contexto escolar.

Entre 13 e 20 de Outubro de 2025, a GNR realizou 336 acções de sensibilização sobre bullying e ciberbullying, abrangendo 12 945 crianças. No ano lectivo anterior (2024/2025), foram promovidas 1 537 acções dirigidas a 55 108 alunos de 4 604 escolas, e registadas 119 ocorrências (106 de bullying e 13 de ciberbullying).
O bullying é definido como um conjunto de actos repetidos de violência física ou psicológica, praticados em situações de desigualdade de poder, podendo causar dor e angústia às vítimas. Com o uso das tecnologias, surgiu também o ciberbullying.
A GNR alerta para sinais de alerta silenciosos, como alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, ou queixas físicas, e reforça a importância de pais, professores e cuidadores estarem atentos.
Defende-se o fortalecimento da saúde mental, da empatia e da resiliência dos jovens, com o apoio de famílias, escolas e profissionais de saúde. Procurar ajuda psicológica deve ser visto como um ato de coragem e autocuidado.
Por fim, a GNR apela à consciencialização social e à intolerância perante a violência nas escolas, integrando o combate ao bullying nas suas acções de cidadania, inclusão, direitos humanos e uso responsável da internet, contando com militares especializados no apoio às vítimas.
Redacção|Fonte: GC da GNR





.png)




Comentários