top of page

Dia de Portugal de Camões e das comunidades Portuguesas

"Aqui não há sangue puro" nem quem seja "mais português do que outro", afirmou o Presidente da República.


As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas tiveram Lagos como capital este ano.

Marcelo Rebelo de Sousa condecora Ramalho Eanes com o Grande-colar da Ordem de Avis (Foto-D.R.)
Marcelo Rebelo de Sousa condecora Ramalho Eanes com o Grande-colar da Ordem de Avis (Foto-D.R.)

As comemorações oficiais foram presididas pelo Presidente da República e contou com Lídia Jorge a escritora que presidiu às comemorações e muitas outras individualidades como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro, os Ministros, os Embaixadores e outras personalidades. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República. Neste 10 de Junho comemorado em Lagos, Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu esta última celebração, em que reafirmou citando o ECO, que há que “cuidar melhor dos portugueses”. Mas também deixou uma mensagem de “fraternidade” e “pontes” entre povos. “Temos o dever de nos recriar, de nos ultrapassar, cuidar melhor da nossa gente, para que seja mais numerosa, mais educada, mais atraída a ficar nesta pátria”. Fim de citação.

Condecorou o General Ramalho Eanes com o Grande-colar da Ordem de Avis, o mais alto grau dentro desta ordem militar e salientou o contributo de António Ramalho Eanes, “combatente em África, protagonista de Novembro, chefe militar até ao comando supremo, primeiro Presidente da República Portuguesa eleito livremente pelo povo português”.

Comemorações do 10 de Junho de 2019 na cidade de Portalegre (Foto-D.R.)
Comemorações do 10 de Junho de 2019 na cidade de Portalegre (Foto-D.R.)

Desde 1977 dezenas de cidades já receberam as comemorações, oito delas não são capitais de distrito. Todos os anos, o Presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede das comemorações oficiais. Em 2019 a cidade eleita foi Portalegre a Capital do Alto Alentejo. Na Declaração Conjunta da Quinta Cimeira Luso-Cabo-verdiana, os chefes dos dois Governos enfatizaram a decisão das celebrações do 10 de Junho em paralelo na cidade da Praia, no Mindelo e em Portalegre, Portugal, como um momento simbólico relevante que testemunha a excelência do relacionamento bilateral que a todos os níveis vem sendo mantido.

 Redacção|Fotos D.R.

Comentários


bottom of page