Conflito Israel/Palestina - Esta noite deu-se o passo que nos parecia distante e impossível para o fim da guerra.
- Redacção - Notícias de Arronches

- 9 de out.
- 1 min de leitura
Sendo este um meio de comunicação local e regional, não podemos ficar indiferentes a que num mundo tão conturbado, possa voltar a paz neste conflito que já dura há dois anos. Oxalá o mesmo pudesse acontecer na Ucrânia.

“Após mais de dois anos de guerra em Gaza, Israel e o Hamas aceitaram a primeira fase de um plano de paz mediado pelos EUA, Egipto, Qatar e Turquia, anunciado por Donald Trump como “um grande dia para o mundo árabe, Israel e os EUA”.
O acordo prevê: Cessar-fogo imediato; Retirada das tropas israelitas para uma linha acordada em até 24 horas; Libertação de todos os reféns israelitas pelo Hamas; Libertação de 250 prisioneiros palestinianos (incluindo alguns com prisão perpétua) e 1.700 detidos de Gaza; Levantamento de restrições à ajuda humanitária; Início da reconstrução internacional de Gaza.
O Hamas declarou que o acordo “acaba com a guerra e assegura a retirada completa das forças de ocupação”. Netanyahu chamou-o de “um grande dia para Israel”, destacando o regresso dos reféns.
A decisão foi alcançada após negociações em Sharm el-Sheikh, e a libertação dos reféns deverá começar na segunda-feira.
Ainda restam dúvidas sobre as fases seguintes do plano, incluindo o futuro político de Gaza, o papel do Hamas e da Autoridade Palestiniana, e o financiamento da reconstrução.”
Redacção|Créditos: 24 Notícias-News Letter





.png)




Comentários