top of page

CIMAA reúne em Campo Maior e aprova voto de pesar pelas vítimas das tempestades

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou, no passado dia 12 de Fevereiro, uma reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, no Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior.



O encontro ficou marcado pela aprovação unânime de um voto de pesar, proposto pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Joaquim Diogo, em homenagem às vítimas das tempestades que atingiram o país nas últimas semanas. Os autarcas prestaram especial tributo a José Valter Canastreiro, bombeiro voluntário e militar da GNR de Campo Maior, que morreu a 7 de Fevereiro durante operações de socorro no âmbito da Depressão Marta.

Face aos prejuízos registados, a CIMAA está a proceder ao levantamento dos danos em todo o Alto Alentejo, com vista à formalização de pedidos de apoio junto do Ministério da Economia e Coesão Territorial e da CCDR Alentejo. Entre as preocupações destacam-se os estragos em infraestruturas municipais e particulares, bem como nas acessibilidades rodoviárias entre concelhos.

Na área da prevenção de incêndios, foi aprovado o reforço do Sistema Integrado de Videovigilância, com a instalação de seis novas torres nos concelhos de Ponte de Sor, Crato, Alter do Chão, Gavião e Nisa, que se juntam às já existentes em Portalegre e Marvão, garantindo cobertura quase total da sub-região. O plano inclui ainda a aquisição de duas torres móveis e um drone, sob coordenação da GNR, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Foi igualmente aprovado o financiamento da candidatura “Formação da Administração Pública, Regional e Local”, no âmbito do programa Alentejo 2030, num investimento de 381.536,87 euros, destinados à modernização administrativa, qualificação de trabalhadores e apoio aos processos de descentralização e desconcentração em áreas como Educação, Saúde, Cultura e Acção Social.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Miguel Lopes, que apresentou um balanço de 2025 e os projectos em curso, com enfoque na melhoria dos cuidados de saúde na região.

Redacção|Fonte e foto: CIMAA

Comentários


bottom of page