top of page

CIMAA participa na sessão de apresentação da Estratégia GUARDIÕES Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Joaquim Diogo, numa mesa redonda no evento de apresentação do Estratégia de Eficiência Colectiva “GUARDIÕES Alentejo – Acção Climática para a valorização do recurso endógeno Ecossistema Ambiental”, que decorreu esta terça-feira, 6 de Janeiro, no Auditório da CCDRA IP, em Évora.


Joaquim Diogo em representação da CIMAA na CCDR-A
Joaquim Diogo em representação da CIMAA na CCDR-A

Nesta mesa redonda, onde participaram também os Presidentes das restantes CIM’s do Alentejo, Joaquim Diogo elogiou a pertinência desta estratégia, “que constitui um contributo decisivo para uma abordagem integrada, colaborativa e territorializada à acção climática”.

“A CIMAA assumiu a acção climática como uma prioridade estratégica, integrada nas políticas de desenvolvimento territorial e na cooperação intermunicipal. Destaco, sobretudo, o desenvolvimento do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que permitiu construir uma visão comum para o território do Alto Alentejo, bem como o Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, um projecto estruturante para o Alto Alentejo, com impacto directo na adaptação às alterações climáticas. A sua construção contribui decisivamente para a resiliência hídrica, mitigando os efeitos da seca e da escassez de água, cada vez mais frequentes”, completou o autarca.

Com organização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDRA IP), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e do Fórum da Energia e Clima, este evento assumiu-se como um espaço de partilha, diálogo e debate, reunindo factores-chave, comprometidos com a acção climática e a valorização do território.

Redacção|Fonte e foto:CIMAA

Comentários


bottom of page