Castro Almeida defende diferenciação positiva para o Alto Alentejo
- Redacção - Notícias de Arronches
- há 6 minutos
- 2 min de leitura
O cabeça de lista da AD – Coligação PSD/ CDS, Castro Almeida, defende critérios de apoio diferenciados para territórios de baixa densidade como Portalegre, adaptados à sua realidade. A AD compromete-se a garantir mais equidade no acesso a recursos públicos e a valorizar as instituições locais.

Castro Almeida, AD – Coligação PSD/CDS pelo círculo eleitoral de Portalegre, anunciou que levará à Assembleia da República a defesa de uma diferenciação positiva para o distrito, junto do poder central, de forma a corrigir desigualdades evidentes nos critérios de apoio a instituições públicas e privadas em territórios de baixa densidade populacional.
Após uma série de reuniões com associações, entidades públicas e representantes de várias instituições no distrito, Castro Almeida identificou um padrão inquietante. “São várias as organizações que ficam excluídas de apoios públicos por não atingirem os limiares mínimos definidos em função da dimensão — número de utentes, estudantes ou residentes”, afirma Castro Almeida. “Esta realidade é particularmente penalizadora em áreas estratégicas como o ensino superior e a saúde, onde as consequências se fazem sentir com intensidade”.
No caso do Instituto Politécnico de Portalegre – IPP, o presidente Luís Loures manifestou preocupação com o atual modelo de financiamento do ensino superior, que prejudica as instituições de ensino superior de natureza politécnica, tendo ainda maior impacto naquelas com menor número de estudantes, considerando os efeitos de economia de escala que naturalmente favorecem as instituições de maiores dimensões. “Esta situação compromete a capacidade do IPP para atrair mais alunos, desenvolver novas infraestruturas e reforçar a sua oferta cultural e desportiva — pilares fundamentais para a coesão territorial e a fixação de jovens no interior”, afirmou.
Redacção|Fonte: Comunicação AD – Coligação PSD/CDS Portalegre
Comments