Campo Maior - Alunos do CEAN foram Cientistas em Ação
- Redacção - Notícias de Arronches
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Nos dias 8 e 9 de Maio, 16 alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro apresentaram as suas investigações e projetos no XVIII Concurso Nacional Cientistas em Ação, realizado em Estremoz.
Os projetos são fruto da metodologia Ter ideias para mudar o mundo, implementada no Clube Ciência Viva do CEAN – Clube CLIC ( Ciência, Literacia, Imaginação e Criatividade), com base nos interesses, talentos e vocações dos alunos que integram o clube.

Dando continuidade às parcerias com o Grupo Nabeiro, este ano foram realizados diversos projetos com a Adega Mayor e a Herdade dos Adaens. São exemplos disso os projetos Pragas Des´controladas - Estudo de caso das vinhas, Ovelhas fertilizadoras de solos em vinhas e olivais- Estudo de caso com controlo de solos e O Glifosato e o risco para a saúde Humana - Como controlar ervas daninhas sem por em risco a saída das populações.
Da parceria com a unidade fabril Novadelta nasceu o projeto Plataforma Logística 25 - Linha robotizada em ambiente real com crianças. A ligação dos nossos alunos com os profissionais no terreno criando novos ambientes educativos foi fundamental ao promover uma experiência em contexto. Destacamos também o projeto sobre Bioresíduos em parceria com o Município de Campo Maior que levou os alunos do CEAN a descobrir diferentes processos de compostagem.
Por ultimo e não menos importante foi o projeto intitulado Os símbolos! Como a Humanidade comunica sem falar. Este projeto nasceu da motivação e interesse dos nossos alunos pelo tema dos símbolos, sendo esta a melhor forma para motivar e promover aprendizagens significativas.
Os posters científicos e as maquetes estão no decorrer desta semana em exposição no hall de entrada do CEAN e irão ser apresentados à comunidade escolar e famílias no decorrer da semana da ciência e tecnologia entre 2 e 6 de Junho próximo.
No decorrer do concurso foi destacado com uma Menção Honrosa o projeto Pragas Des’controladas.
Redacção|Fonte:CEAN)
Comments