top of page

Arronches - Primeira Feira das Oportunidades e Inclusão foi um êxito

Centro Interativo da Ruralidade de Arronches acolheu iniciativa dinamizada pelo Radar Social, um projeto da autarquia local.

O auditório do Centro Interativo da Ruralidade de Arronches foi, durante esta quinta-feira, dia 5 de junho, o epicentro da primeira edição da Feira das Oportunidades e Inclusão, uma iniciativa dinamizada pelo Radar Social, um projeto do Município de Arronches que consiste numa intervenção comunitária e de desenvolvimento local.

Para receber os convidados e as turmas escolares de Arronches, que foi principalmente para quem foi dirigida esta iniciativa, apresentou-se um painel liderado pelo presidente da autarquia, João Crespo, acompanhado pela adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Arronches, Susana Parente, pela diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre da Delegação Regional do Alentejo, Maria da Conceição Silva e pela técnica do Radar Social, Glória Lopes, moderadora das apresentações decorridas ao longo do dia.

Foi precisamente a colaboradora da autarquia que deu início à sessão e após cumprimentar todos os presentes, passou a explicar que a Feira das Oportunidades e Inclusão pretende ser uma extensão ao trabalho que é realizado em contextos escolares, socioeducativos, formativos e reabilitativos, capacitando os seus públicos para escolhas mais adequadas e conscientes nos seus percursos académicos e profissionais.

Por sua vez, o presidente do Município começou por felicitar o Radar Social pelo trabalho desenvolvido, que tem marcado a diferença no concelho, sendo, na sua opinião, bastante feliz a escolha do espaço para a realização deste bem conseguido evento, o qual não seria possível sem a colaboração das entidades certas, às quais agradeceu a parceria. João Crespo referiu ainda que esta foi, para os alunos, uma oportunidade única de conhecer a oferta no território, bem como as entidades que nele trabalham, os empresários e tradições locais, para planear devidamente o futuro, de preferência, na região.

Já Susana Parente, adjunta da Direção escolar, depois de sublinhar as palavras do autarca, mencionou com orgulho a presença da ‘Rádio Luz’, do Agrupamento de Escolas de Arronches, para fazer a reportagem do evento, referindo, sobre o mesmo, o quão importante é ter conhecimento da oferta e contactar com empreendedores de sucesso na região. Por fim, salientou que, para o Agrupamento de Escolas de Arronches, foi um orgulho ser parceiro nesta iniciativa.

Finalmente, Maria da Conceição Silva, que reiterou igualmente aquilo que foi dito pelos anteriores intervenientes, deu uma enorme importância à realização de eventos deste género, com os quais se podem divulgar as muitas oportunidades existentes neste território, sendo importante retirar o melhor partido delas. A diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre da Delegação Regional do Alentejo enumerou depois os objetivos da referida instituição e aconselhou os jovens a adquirir o máximo de competências, a ter resiliência e capacidade de adaptação para a evolução dos diferentes setores de empreendedorismo.

 Terminada esta cerimónia de receção, os presentes foram convidados a visitar as bancas distribuídas pelo núcleo museológico nos quais puderam contactar diretamente com todos os parceiros do projeto, a saber, o artesão Manuel Palmeiro, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Centro de Bem Estar Social de Arronches, o Centro de Formação Profissional Portalegre do Instituto do Emprego e Formação Profissional, o centro de formação da Associação Portuguesa de Pais e Amigo do Cidadão Deficiente Mental de Elvas, o centro de formação da Cooperativa de Educação e Reabilitação e Capacitação para a Inclusão de Portalegre, a escola da Guarda Nacional Republicana de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão e o Instituto Politécnico de Portalegre.

Durante o dia, foram vários os intervenientes que partilharam a sua experiência com os jovens nos denominados ‘Círculos Interativos de Empreendedores’, entre os quais Ana Margarida Telo, da loja ‘As Bibis’, Cecília Pires, do Centro de Saúde de Arronches, Helena Ramalho, da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Leonor Fartouce, da ‘Tutti Belli’, Luís Alves, da ‘Solis 360º’, Luís Figueira, técnico superior de Turismo do Município de Arronches, João Rodrigues, da ‘Probifarmer’, João Trindade, da ‘O’Kreator’ e Mafalda Minhó, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão.

No cômputo geral, esta iniciativa revelou-se um êxito, com todos os que nela participaram a saírem enriquecidos desta experiência promovida pelo Radar Social do Município de Arronches e que, seguramente, será para repetir num futuro próximo.

Redacção|Fonte:GCI da C.M.Arronches

Comments


bottom of page