Um ano mais a Associação Freestyle Iceshow Arronches, levou a efeito a ‘Noite das Sopas’.
Ontem (31 de Outubro) nas instalações ‘Os Celeiros’ acolheu ao longo da noite cerca de 700 pessoas para provarem as sopas como: Canja, Caldo Verde, Sopa de Grão, Sopa de Tomate e Sopa de Cação.
Escusado será dizer que, mãos com aquela sensibilidade que só se encontram no Alentejo, do pouco fazer muito, fez as delícias de todos os que ali se encontraram durante este evento.
De realçar como diz Marco Vitória, “provando a confiança que a população mostra no evento e, ano após ano, vai-se afirmando como imagem de marca não só da Associação, como de Arronches”. Para além das sopas a associação brindou os presentes com a “apresentação de uma pequena coreografia com alguns dos atletas da associação, que mostraram assim a modalidade que semanalmente praticam”, registou o dirigente.
É importante frisar que há um contexto social na confecção e consumo das sopas, posto que em seu torno está presente a união entre famílias e a própria comunidade, o que nos diz quanto importante é a partilha.
O Alentejo através da sua gastronomia marca a tradição com uma refeição cuja simplicidade é cada vez mais apreciada e procurada. O pão, o azeite de qualidade, o alho e as ervas aromáticas, a que se juntam os ovos ou o cação, uns dos poucos peixes em conjunto com o bacalhau que chegavam a estas paragens, fazem que hoje muitos gastrónomos se desloquem de vários pontos do país, para degustar a comida alentejana, no caso presente as sopas.
(Redacção: Fotos-AFIArronches)
Comments