top of page

Arronches – Junta de Freguesia de Assunção distribuiu folares

A Junta de Freguesia de Assunção no Concelho de Arronches distribuiu nesta quadra pascal, os tradicionais folares pelas instituições.


ree

No edifício da Junta receberam com a presença do Presidente, Pedro Fernandes, António Fragata, tesoureiro, Ana Lopes, secretária e Elsa Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia, os representantes das instituições, aos quais foram entregues as caixas com os respetivos folares. Um acto simbólico mas, que proporciona aos seus utentes, um carinho especial e aos quais, trará certamente, memórias deste tão apreciado bolo.

No Alentejo, o folar é uma tradição de Páscoa fundamental, sendo um bolo doce e aromático que muitas vezes tem ovos cozidos incorporados na massa. A forma do folar pode variar, podendo ser em forma de animais, como borregos, lagartos, ou outros formatos como corações ou cestas. A incorporação dos ovos é uma representação da fecundidade e da renovação da natureza.

Além das formas tradicionais de animais, o folar pode ser feito em forma de coração, duplo coração, ou com outras formas decorativas.

Redacção|Foto-J.F.A.

Comentários


bottom of page