A exemplo dos anos anteriores, as freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros, celebraram o Dia Internacional da Mulher. Um dia que não foi generoso com esta celebração dado que foi de intempérie, com vento e muita chuva.
O factor climatológico não foi motivo para desânimos, tendo em conta que a Junta de Freguesia de Assunção, a de maior número de habitantes, recebeu no multiusos ‘O Celeiro’ 240 mulheres, entre elas algumas vindas das IPSSs da freguesia, para conviverem e celebrarem o seu dia com um almoço, fornecido pela empresa Aruncis.
A representar a Junta esteve o seu Presidente Pedro Fernandes a receber os seus fregueses, na companhia de outros membros da mesma, e contou com a vereadora do pelouro da cultura Maria João Fernandes em representação do Município.
A animação musical esteve a cargo de Nuno José, que proporcionou o baile entre as convivas.
O bolo da celebração deste Dia Internacional da Mulher foi fornecido pela Padaria Arguelles e distribuída uma lembrança às presentes.
No périplo que o Noticias de Arronches fez pelas freguesias rurais verificou que na Freguesia de Esperança, no Centro Cultural marcaram presença 110 mulheres com a participação de utentes do Centro Social Bom Jesus de Esperança, que degustaram o almoço oferta da junta e servido pela empresa Quinta do Martinho.
Estiverem presentes o Presidente da Junta, Luís Janeiro e o Secretário, que contaram com a presença posteriormente, da vereadora do Município de Arronches, Maria João Fernandes que, também ela andou neste périplo da celebração deste dia que, ao fim e ao cabo todos, são dias das mulheres, mães, esposas e trabalhadoras.
Aqui a animação musical esteve a cargo de Pedro Pé-leve, organista e cantor. O bolo uma vez mais teve a ‘assinatura’ da Padaria Arguelles e também houve a entrega de uma lembrança.
Finalmente terminámos este périplo atravessando a serra que une as duas freguesias nos Mosteiros, um percurso sempre agradável pela paisagem mas, desta feita sob o temporal.
O Pavilhão Multiusos dos Mosteiros reuniu segundo o seu Presidente, Diamantino Pinto, 90 das suas freguesas, aqui também com a presença de utentes do Centro Social.
O almoço de celebração foi confeccionado pelo chef mosteirense Luís Aranha, estando a animação musical a cargo do Duo Carlos e Rui. Houve pézinho de baile entre as senhoras, já que os homens, esses estavam ali para as servir à mesa.
O bolo foi igualmente fornecido pela Padaria Arguelles e, contaram também com a presença da vereadora do pelouro da cultura, Maria João Fernandes. Terminou assim mais uma celebração do Dia Internacional da Mulher que, em “em 1975, no dia 8 de Março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Actualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. Em outros países, a data é amplamente ignorada [6]
(Redação|Fotos-N.A e LJ)
[6] Sindelar, Daisy. «Women's Day Largely Forgotten in West, Where It Got Its Start
Comentarios