Dia de S. João é o feriado municipal que, todos os anos reúne na Praça da República, aqueles que mesmo em dia de muito calor não prescindem de ver o Içar da Bandeira Nacional e do Município nas janelas dos Paços do Concelho.
Do enquadramento pode-se ter várias perspectivas, não só do acto de içar as bandeiras como da sua envolvência, com a Igreja Matriz, o relógio da torre da Câmara Municipal ou a estátua do fontanário com a figura de Neptuno esculpida em mármore.
Este ano ao contrário da banda de música, foi a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches (que voltou a ter a sua fanfarra) que tocou no acto de içar as bandeiras, como posteriormente percorreu algumas ruas da vila.
Indiferentes não ficaram os presentes ao grande número de motos do Grupo de Motard de Arronches, entre as de grande cilindrada e as velhinhas máquinas do passado, que como ‘As Fumaças’ foram eventualmente as impulsionadoras do grupo de hoje.
Para além do público que procurou as sombras para assistir ao evento, estiveram o Presidente da Câmara Municipal e Vice-presidente, Presidente da Assembleia Municipal, elementos do executivo, representante da GNR e dos Bombeiros e de várias instituições e associações.
Depois do périplo pelas ruas da vila, a comitiva dirigiu-se para o Jardim do Fosso para refrescar as gargantas, seguindo-se na Igreja Matriz a habitual Missa.
(Redacção|Fotos-Notícias de Arronches)
Comments