top of page

Arronches - Concelho voltou a receber festival internacional de cinema.

De uma forma sucinta aqui deixamos o que foi a passagem por Arronches deste Festival Internacional de Cinema ‘Periferias’ na sua essência.

ree

‘Periferias’ levou sessões culturais a diversos locais na 5ª passagem do certame por Arronches.

O concelho de Arronches recebeu pela quinta vez o ‘Periferias’ – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, que decorreu nos dias 4 e 5 de Julho. Este evento, integrado na 13.ª edição do festival, promoveu a cultura com sessões de cinema dirigidas a diferentes faixas etárias e incluiu outras formas de arte como música.

Sessões de cinema infantil no Centro Cultural, com participação de crianças dos programas Educ’Arte e Recre’Arte.

Exibição do filme 'Flow - À Deriva', vencedor do Óscar de Melhor Longa de Animação de 2025.

Concerto dos ‘Sabugueiros’ no Jardim do Fosso, com uma boa resposta do público.

Na freguesia de Esperança, foram exibidos: O documentário ‘Tanto Para Viver e Tanto Para Contar’, feito por alunos locais sobre o 25 de Abril; O filme ‘Deuses de Pedra’ de Iván Castiñeiras Gallego.

O presidente da Câmara, João Crespo, elogiou o festival e agradeceu à directora Paula Duque pela parceria. Paula Duque destacou o crescimento do festival e agradeceu o apoio da autarquia e das escolas.

A artista residente Fátima Reis falou da importância do documentário dos alunos como retrato histórico.

O festival continua a afirmar-se como um veículo de acesso democrático à cultura, envolvendo a comunidade local e valorizando a produção cinematográfica emergente. Para Arronches foi mais um evento cultural a levar até ao público, cuja ruralidade e por vezes a idade, a não lhes permite deslocar-se à sede do concelho. Uma forma de descentralização que o ‘Periferias’ proporcionou.

Redacção|Fonte:GCI da C.M.Arronches

Comentários


bottom of page