ARRONCHES – Associações saíram à rua para cantar as ‘Janeiras’
- Redacção - Notícias de Arronches

- 7 de jan.
- 4 min de leitura
Escola de Música assinala entrada no ano novo

Associação encontra-se a visitar instituições e alguns dos espaços comerciais do concelho para cantar as Janeiras, tenho iniciado o périplo com a visita à Câmara Municipal, onde o executivo autárquico representou toda a população do concelho.
Com a entrada no novo ano, desenrola-se um pouco por todo o país a tradição de cantar as Janeiras e, em Arronches, são vários os grupos que percorrem o concelho para desejar um feliz ano novo a toda a população, sendo que, pese embora se apresentem em várias instituições e diferentes espaços comerciais abertos ao público, no caso de impossibilidade de chegar a todos os munícipes, estes são representados pelos eleitos dos diferentes órgãos autárquicos.
Assim foi, no final da tarde desta segunda-feira, dia 5 de Janeiro, com a Escola de Música de Arronches, o primeiro dos grupos a sair à rua, a iniciar o périplo com a visita à Câmara Municipal de Arronches, onde os membros dos vários grupos que fazem parte da associação, como é o caso do ‘Verde Maio’ e do coro ‘Vozes à Janela’, foram recebidos pelo executivo do Município, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes.
Terminada a actuação, na qual foram brilhantemente interpretados três temas alusivos à quadra, a presidente da associação, Ana Maria Paulino expressou uma mensagem de ano novo feliz para todos os presentes, mostrando-se grata por todo o apoio dispensado pela Câmara Municipal. João Crespo, em nome da população arronchense, agradeceu e retribuiu os votos, não deixando de fazer um elogio para o trabalho efectuado por esta colectividade, a qual, assegurou, contará, sempre que necessário, com o apoio da autarquia para a realização das suas actividades.
Antes do grupo rumar a outras paragens, como habitual, houve lugar à prova do tradicional bolo-rei para repor energias e ao brinde a 2026, o qual terá ajudado a combater a temperatura rigorosa que fazia sentir no início da noite.
Turma do ReCre’Arte na rua para cantar as Janeiras

Alunos do Centro Recreativo de Esperança visitaram algumas instituições do concelho para desejar feliz ano novo aos arronchenses.
À semelhança do que acontece com outros grupos do concelho, a turma sénior do Centro Recreativo de Esperança, denominado ‘ReCre’Arte’, saiu à rua para desejar um feliz ano novo à população do concelho e, entre as várias instituições visitadas, passou pela Câmara Municipal de Arronches.
Recebida pelos representantes do executivo autárquico, nas pessoas do presidente João Crespo, do vice-presidente Paulo Furtado e da vereadora Maria João Fernandes, o grupo interpretou as melodias próprias da época, não sem que antes, a sua coordenadora, Liliana Policarpo, tenha dirigido umas palavras de agradecimento ao Município pelo lançamento deste projecto, desejando ainda um excelente ano de 2026 a todos os presentes, palavras sublinhadas pelo professor de Música, João Banheiro, no final da actuação.
Por sua vez, agradecendo e retribuindo os votos, o presidente da autarquia, João Crespo, não deixou de mostrar o seu orgulho por ver o crescimento da turma e a forma como o projecto se está a desenvolver quando ainda nem um ano tem de existência, reiterando a disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar todas as actividades do ReCre’Arte.
Em data de Reis, não faltou o habitual brinde para aquecer a garganta e o corpo neste dia frio, com o tradicional bolo-rei a acompanhar, antes dos cantadores seguirem o seu caminho para encantar outros espaços.
Câmara Municipal recebe visita do Grupo das Pedrinhas

Popular conjunto musical de Arronches assinala entrada no ano novo com actuações junto de instituições do concelho.
Dando seguimento ao que tem acontecido ao longo dos últimos dias com vários grupos a saírem à rua para cantar as Janeiras e, desta forma, desejar um feliz ano novo à população, também a associação do Rancho Folclórico de Arronches se quis associar a este movimento e, através do seu Grupo das Pedrinhas, visitou algumas instituições do concelho, entre as quais a Câmara Municipal, para saudar 2026.
Porém, antes de receber o popular conjunto musical nos Paços do Concelho, o executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes deslocou-se ao Parque de Máquinas da autarquia para desejar bom ano aos colaboradores dos serviços operacionais, reconhecendo e agradecendo o empenho de cada um nas suas funções, algo que já tinha feito durante o período da manhã junto dos serviços administrativos, aquando da visita de outro grupo de cantadores.
No que toca à actuação do Grupo das Pedrinhas no edifício central do Município, aqueles que fazem parte dos vários gabinetes dos serviços municipais, bem como os colaboradores de empresas que ali se encontravam em reunião, ficaram encantados pela melodia que saía das pedras apanhadas nas margens da Ribeira de Arronches e do Rio Caia, um processo explicado pelo líder do grupo e presidente da associação, Adelino Caiadas.
Fazendo o agradecimento pela visita deste conjunto tão conhecido do concelho, o presidente do Município, João Crespo, assegurou que a autarquia se encontra a trabalhar para que esta arte seja ainda mais reconhecida, sobretudo a nível internacional. Em resposta, Samuel Garção, outro dos membros do grupo, agradeceu todo o apoio concedido pela Câmara Municipal de Arronches ao longo dos anos, levantando o véu sobre algumas novidades preparadas para este ano de 2026.
A terminar este momento de convívio, os presentes fizeram o habitual brinde ao ano novo, provando igualmente o delicioso bolo-rei que se encontrava à espera na mesa previamente preparada para o efeito.
RedacçãoFonte e fotos: GCI da C.M. Arronches






.png)




Comentários