Ser idoso não é olhar o tempo passar pela janela sem esperança do amanhã.Não é ficar no sofá olhando os filhos e netos parecendo que isso é a única coisa que ainda resta a fazer na vida…ou ficar ‘pregado’ em frente a um televisor.
Ser idoso não é ter muitos anos de vida de tal forma a se achar que o único recurso é pensar no passado.Ser idoso é mais, é merecer respeito, é receber amor. É ter reconhecimento de tudo quanto fez e plantou ao longo de sua jornada. É saber que ainda há tempo para aprender e ensinar. É olhar para o céu e saber que amanhã existe um novo dia… e o sol vai brilhar. É saber que existe sempre um motivo para sorrir…Ser idoso é lutar por um único objectivo, a felicidade. E a felicidade é algo que todos independentemente da idade tem o direito a usufruir, sobretudo ser optimista, pensar nas coisas boas que a vida lhe concedeu.
Ser idoso é ter no rosto bondade e sapiência, que se intercalam com as rugas, sinónimo de caminhos percorridos, de estradas sinuosas, com mais ou menos curvas, umas de fácil acesso, outras nem tanto, mas que ao longo dos anos foi capaz de caminhar até à meta que todos queremos nesta altura, que o final seja o mais distante possível. Pensamento de um idoso...
Reconhecer o percurso de vida de um idoso, assinalando-o com um convívio é hoje preocupação muito em especial das autarquias, e Arronches é um exemplo disso mesmo.
Um ano mais nas instalações do multiusos ‘O Celeiro’ a Câmara Municipal de Arronches, reuniu num almoço os seus idosos do concelho. Aqueles que ainda hoje mantêm uma mobilidade de fazer ‘inveja’, ou com menos e se deslocam com familiares para rever amigos…e os outros, aqueles que são especiais, como são os utentes das IPSSs, cujos funcionários em transporte próprio ou da autarquia, ali os levaram para um dia diferente da rotina das instituições.
Não sabemos o total dos que estiveram presentes…mas isso é o que menos interessa, os dois espaços estavam repletos. Foi servido o almoço pelo Restaurante ‘Central’ de Vale de Cavalos, com a animação musical dos ‘Xumbo Torto’ de Vila Boim, que permitiu a alguns darem um pezinho de dança, inclusive o Presidente João Crespo, que dançou com a Drª Isabel Pereira...
Numa das mesas o executivo da Câmara Municipal de Arronches, com o Presidente, Vice-presidente e vereador, respectivamente João Crespo, Paulo Furtado e João Luís Feiteira, e os presidentes das três Juntas de Freguesia, Pedro Fernandes (Assunção), Luís Janeiro (Esperança) e Diamantino Pinto (Mosteiros).
Completada a refeição, o edil dirigiu umas breves palavras aos presentes, porque eram eles os protagonistas, antes de ser partido o bolo comemorativo (Padaria Arguelles) em que agradeceu a presença de todos neste dia que lhes é dedicado, bem como o serviço do restaurante e a animação musical.
Como sempre os autarcas distribuíram uma lembrança (produtos regionais) por todos os presentes, para assinalar mais um Dia Internacional do Idoso, da Música e da Água.
(Fernando N. Marques|Fotos-N.A.)
Comments