top of page

Arronches - 32ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo

Atualizado: há 2 dias

Um ano mais o Jardim do Fosso, em Arronches, organizada pela ACOP³ e ACIF, com o apoio do Município de Arronches e do Clube Português de Canicultura, foi o palco desta 32ª edição.


O título de Best-In-Show foi conquistado pelo Whippet, à frente do Samoiedo e do Pastor Alemão de Pelo Comprido.                                                                                                                                      Foto-GCI da C.M.Arronches
O título de Best-In-Show foi conquistado pelo Whippet, à frente do Samoiedo e do Pastor Alemão de Pelo Comprido. Foto-GCI da C.M.Arronches

O Jardim do Fosso é por si só, o palco privilegiado para criadores, expositores e público pelo seu ambiente bucólico com zonas de muito arvoredo, relva e espaços amplos para funcionarem perfeitamente os diversos parques e toda a infra-estrutura que este evento necessita, com condições para expositores e animais, como mobilidade entre os espaços.

Como vem sendo habitual ao longo de todos estes anos a exposição contou com expositores nacionais e outros vindos principalmente da nossa vizinha Espanha e, inevitavelmente, com para além do gosto pelos animais, está subjacente o negócio dos criadores das diversas raças.



Foi dia para meramente curiosos ou amantes dos animais desfrutarem de uma manhã agradável e uma tarde de competição pelos pódios das diversas raças a concurso como: Pastores Alemães e Retrievers, ou raças autóctones portuguesas, como o Cão D’Água, Rafeiro do Alentejo ou o Podengo Português,

A Exposição Canina do Alto Alentejo em Arronches (conforme a imprensa regional sempre faz referência) não foi apenas um concurso de beleza: foi também um momento de convívio, promoção da região e celebração da relação entre o homem e o cão. Um evento que reforça Arronches como referência no panorama cinófilo português e que deixa já grandes expectativas para a próxima edição.

Com este evento a realizar-se anualmente em Arronches como um destino acolhedor e cultural, celebrando a identidade regional e a ligação com o mundo natural e cinófilo, pretende o Município também, promover a exposição como um evento que atrai público não apenas especializado, mas também famílias e turistas, fomentando o comércio local e o turismo rural. Serve também de plataforma para promover boas práticas de criação, socialização animal e um melhor conhecimento público sobre raças portuguesas e cuidados com os cães.

A exposição canina em Arronches contou com mais de 250 exemplares de várias nacionalidades, avaliados por juízes portugueses e o espanhol Manuel Santamaria. O evento serviu também para a apresentação oficial do Galgo Lusitano, candidato a ser reconhecido como raça. Nos prémios principais, o Cão de Gado Transmontano venceu entre as raças portuguesas, seguido do Rafeiro do Alentejo e do Podengo Português Pequeno de Pelo Cerdoso. Já o título de Best-In-Show foi conquistado pelo Whippet, à frente do Samoiedo e do Pastor Alemão de Pelo Comprido. A cerimónia contou com a presença de representantes do Município de Arronches, juntas de freguesia locais e do Clube Português de Canicultura.


Redacção|Fotos-N.A e C.M.A

 

Comentários


bottom of page