AMBIENTE - Serviços operacionais e Sapadores Florestais realizam gestão de combustíveis
- Redacção - Notícias de Arronches
- há 8 horas
- 2 min de leitura
Município de Arronches tem promovido ações de silvicultura preventiva nas três freguesias do concelho.

Reconhecidamente uma autarquia que cuida dos seus terrenos municipais, o Município de Arronches, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, está a proceder à gestão de combustíveis na área das três freguesias do concelho, conforme o disposto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em vigor.
No terreno encontram-se não só os colaboradores dos serviços operacionais da autarquia, como também os elementos de uma das equipas da Brigada de Sapadores Florestais da CIMAA, a desenvolver diversas ações, entre as quais o corte de vegetação e os trabalhos de silvicultura, em terrenos municipais, mas também nas faixas da rede viária de Arronches.
Se visualmente, para os munícipes e para quem visita o concelho, a via pública cuidada apresenta logo outra aparência, o mais importante é a segurança de toda a população, a qual sai reforçada com esta limpeza, onde o corte de vegetação impede que, em caso de incêndio, as chamas se propagem com celeridade e, simultaneamente, desobstrói a passagem para facilitar o acesso de veículos de emergência.
Nas vias de comunicação, estas intervenções visam, de igual forma, oferecer melhores condições aos automobilistas, já que o controlo de mato nas bermas aumentará a visibilidade do condutor, permitindo a circulação de trânsito com maior conforto e seguridade.
Devido ao facto de estarmos na presença de um ano atípico, a nível hidrológico, os trabalhos iniciaram-se um pouco mais tarde do que tem acontecido em anos transatos, porém, o Município mantém o objetivo de efetuar o respetivo tratamento em toda a área do concelho que é da sua responsabilidade. Para que o mesmo seja cumprido, os trabalhos encontram-se a ser acompanhados permanentemente sob a supervisão do Gabinete Técnico Florestal e Proteção Civil da autarquia.
Redacção|Fonte: GCI da C.M.Arronches
Comments