top of page

Academia Sénior conhece efeitos de terramoto em Arronches

De regresso ao contacto com a turma e apresentando documentos recolhidos durante a pesquisa, Daniel Balbino explicou como o sismo de 1755 afectou o concelho.

Sendo certo que o terramoto ocorrido no dia 1 de Novembro de 1755 teve um impacto gigantesco na cidade de Lisboa e na área circundante, o referido megassismo teve também consequências para muitas outras localidades do país, do continente às ilhas, mas também em Espanha e em Marrocos, sendo o maremoto que se lhe seguiu o maior que já ocorreu no Oceano Atlântico.

Arronches foi umas das localidades afectadas e foi esse mesmo assunto que motivou o regresso do professor e (porque não dizê-lo?) historiador Daniel Balbino à Academia Sénior de Arronches e à aula de Cidadania, respondendo uma vez mais de forma afirmativa à invitação efectuada pela dinamizadora Sónia Pires.

Com recurso a muita documentação recolhida, o convidado deu a conhecer, à turma atenta a cada detalhe, os aspectos mais relevantes dessa ocorrência para Arronches, tendo sido contactados, pelo Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, todos os párocos do reino, para a aferição de estragos. Em Arronches, a actividade sísmica fez-se sentir com uma intensidade de VI-VII na escala de Mercalli modificada.

(Fonte: GC da C.M.Arronches)

 

bottom of page