top of page

A Sexta-Feira Santa

A Sexta-feira Santa em Portugal é um dia de grande relevância religiosa, marcado por várias tradições.



Em diversas cidades, especialmente em locais com fortes tradições católicas, podem ocorrer procissões que retratam a Paixão de Cristo. As pessoas costumam participar em eventos litúrgicos, onde se relembram os últimos momentos da vida de Jesus, como tem lugar em Arronches, onde a procissão sai da Igreja Matriz e percorre algumas das ruas da vila.

A Sexta-feira Santa é um dia muito significativo no calendário cristão, marcado pela reflexão sobre a crucificação de Jesus Cristo. Em algumas regiões, também é comum observar a tradição de não comer carne, optando-se por pratos de peixe e especialidades regionais. A atmosfera é geralmente solene e reflexiva.

Na Semana Santa, especialmente na Sexta-feira Santa, as procissões são especialmente significativas e emocionais. A procissão pode simbolizar a jornada de Jesus até o calvário e a reflexão sobre o seu sacrifício.

Aqui ao lado, em Espanha, vive-se com grande intensidade a Semana Santa, em que o país está manifestamente vincado com a fé cristã, sobretudo na Extremadura e Andaluzia.

Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e, em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria cristã.

Redacção|Consulta - Wikipedia

Comments


bottom of page