top of page

41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola - Cinco dias, 852,7 quilómetros

Decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo a apresentação da 41ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.


A “Alentejana”, que ao longo de quatro décadas se consolidou como uma referência do ciclismo internacional, terá início no próximo dia 20 de Março em Castro Verde e promete, ao longo das cinco etapas da prova, proporcionar aos amantes do ciclismo momentos de pura adrenalina e competitividade. Estão presentes 15 equipas entre Portugal, Espanha, Suiça, Alemanha, EUA e Polónia. (…)


Nesta edição, entre partidas e chegadas, a prova passará por 32 municípios com particular destaque para Castro Verde, Beja, Vidigueira, Grândola, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Monforte (4ª Etapa / Monforte - Castelo de Vide / 147,7 km / 23 Março com meta volante em Arronches), Castelo de Vide, Nisa e Évora onde, uma vez mais, a imponente Praça do Giraldo servirá de palco de consagração dos principais protagonistas da “Alentejana”.

Em ano de celebração do Cinquentenário do 25 de Abril a “Volta ao Alentejo” não podia deixar de se aliar a esta importante efeméride. Se simbolicamente já evocamos a revolução sempre que a “caravana” abraça Praças e Avenidas da Liberdade, será, com a passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia e com o final de etapa na “Vila Morena” que a “Alentejana” renderá definitivamente homenagem aos ideais de Abril. (…)

Joaquim Gomes, director da organização, falou sobre a edição deste ano:

“Manter as quatro sub-regiões alentejanas na prova tem sido o maior desígnio. Felizmente, desde o Baixo ao Alto Alentejo, do Litoral ao Alentejo Central, a receptividade dos autarcas tem permitido apresentar um percurso equilibrado que na sua fase inicial permitirá um maior destaque aos velocistas, somente contrariados pela exigente 3ª etapa em que a travessia da Serra de S. Mamede a anteceder o difícil circuito final em Castelo de Vide dará naturalmente vantagem aos Trepadores. Será neste contexto que as bonificações poderão baralhar a atribuição de favoritismo a corredores com determinadas características podendo arrastar até Évora a discussão da Vitoria.”

(Fonte-Podium)

bottom of page