top of page

Viu uma ave a voar contra um vidro? Diga à SPEA

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou hoje um formulário online onde pede a todos os cidadãos que registem sempre que vejam uma ave a voar contra uma janela, barreira de acrílico, ou outra superfície transparente ou espelhada, ou encontrem uma ave morta ou atordoada que possa ter sido vítima deste tipo de colisão.


A SPEA diz “ter notado que, nos últimos 2 ou 3 anos, temos tido muito mais gente a contactar-nos a esse respeito, à medida que têm surgido mais estruturas com barreiras transparentes, como os campos de padel, nos espaços verdes das cidades”.

A par disso, “o crescimento urbano tem levado a um aumento no número de edifícios com superfícies espelhadas, ao passo que a expansão de auto-estradas, ferrovias e pontes tem levado a um incremento substancial da instalação de barreiras acústicas, muitas das quais são feitas de material transparente”.

Depois de identificar locais e situações particularmente perigosos para as aves, a iniciativa da SPEA pretende também dar a conhecer às diferentes entidades e pessoas que gerem esses edifícios ou infra-estruturas quais as soluções que podem implementar para mitigar os impactos na avifauna.


(Fonte SPEA|Foto-Inês Mollet) 

bottom of page