Vacinas por via intranasal, uma nova linha de combate contra a Covid-19


Num artigo publicado pela MadreMedia pode-se ler que “Uma nova linha de combate contra a Covid-19 surge no horizonte: as vacinas por via intranasal, um método promissor nos testes animais, mas que ainda precisa de ser confirmado entre seres humanos. Os dados preliminares apontam para um elevado nível de protecção e uma maior capacidade de reduzir a transmissão do que as vacinas já disponíveis”.

A mesma fonte diz “Os testes clínicos em animais na França estão a apresentar resultados, a tal ponto que dois organismos públicos, o Inrae e a Universidade de Tours, apresentaram um pedido de patente para um modelo”.

Philippe Mauguin, presidente do Inrae, um instituto de investigação, diz neste artigo que "Os animais vacinados estão 100% protegidos contra as formas sintomáticas e, a princípio, contra as formas graves do vírus. E como têm carga viral muito reduzida, deixam de ser contagiosos, o que é um dos aspectos interessantes da via nasal", destacou

Esta investigação sobre a eventual utilização desta vacina intranasal já foi anteriormente divulgada “Num artigo publicado em Julho na revista Science, os cientistas Frances Lund e Troy Randall destacaram que, na comparação com as vacinas intramusculares, as intranasais mostram duas camadas de protecção adicionais”.


(Créditos - MadreMedia|Foto-D.R.)