Vacinação contra a Covid-19-3ª Dose

Quase 45 mil pessoas receberam dose de reforço este fim-de-semana.


Quase 45 mil pessoas com 65 ou mais anos receberam no fim-de-semana, dias 13 e 14 de Novembro, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Portugal, elevando para mais de meio milhão as doses administradas.


De acordo com a Direcção-geral da Saúde (DGS), os centros de vacinação do país estiveram abertos no fim-de-semana, com o objectivo de acelerar o processo de vacinação, tendo sido registada uma maior afluência no sábado.

Nos dois dias, foram administradas pelo menos 68.700 vacinas contra a gripe e 44.700 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 (dados completos só ao final do dia) a utentes com idade a partir dos 65 anos.

A DGS relembra que a modalidade «casa aberta» para pessoas com 80 ou mais anos mantém-se durante a semana e aconselha os utentes a consultar previamente o horário de funcionamento dos centros de vacinação.

A DGS refere, ainda, que está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para a da Covid-19). Encontra-se igualmente disponível o auto agendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos.

A Direcção-geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19, sendo esta é melhor forma de protecção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.


(Créditos - SNS)