V PRÉMIO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA ‘SANTIAGO CASTELO’

A eurorregião EUROACE no âmbito do V Prémio Internacional de Fotografia "Santiago Castelo" organizado pelo Centro da Extremadura da Unesco.




Foi inaugurada na Sala Pintores de Cáceres a mostra de obras finalistas do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, que pelo terceiro ano consecutivo tem a Eurorregião EUROACE (Alentejo - Centro - Extremadura) como cenário para as imagens submetidas a competição.

Participaram nesta edição de 2021 um total de 60 autores espanhóis e portugueses com um total de 110 fotografias, das quais o júri seleccionou as 24 obras finalistas que podem ser vistas na Calle Pintores nº 10 de Cáceres até ao próximo dia 30 de Novembro de 2021.

O Júri Internacional, composto por Julio C. Vázquez, Carmen Carvalheira, Susana Paiva, Paula Anta e José Cebriá, atribuiu o prémio desta edição ao fotógrafo Javier Martínez Bueno com a sua fotografia intitulada “A beleza do essencial R.G.B. (Vila Velha de Ródão) ”. Esta é uma imagem captada na cidade onde a EUROACE foi fundada em 2009 e que se encontra no centro geográfico de toda a Eurorregião. A fotografia joga com elementos como as cores primárias (Vermelho, Verde, Azul), as formas geométricas e a água, como representação do rio Tejo / Tejo que atravessa a cidade (…).

Para além de apostar na cultura e destacar o trabalho de muitos profissionais da fotografia, esta actividade de cooperação visa projectar a Eurorregião para além dos seus limites geográficos e divulgar a riqueza do património cultural e natural da EUROACE.

A exposição inaugurada ontem vai mais tarde percorrer as regiões do Alentejo e Centro, como já aconteceu nos últimos dois anos, onde poderá ser vista na Sertã, Gavião, Évora ou Figueira da Foz.