VÊEM AÍ OS SANTOS POPULARES (com vídeo)

O mês de Junho celebra com festas os Santos Populares. Já para amanhã o Santo António com grande expressão em Lisboa e nos seus bairros como Alfama, Madragoa, Mouraria ou Bairro Alto. O Município da capital decidiu e bem, não permitir os festejos, havendo uma maior vigilância por parte das autoridades. Mantêm-se contudo com a nova fase de desconfinamento, o horário para a restauração.



O São João que é festejado com maior expressão na cidade do Porto, a Câmara Municipal decidiu criar duas zonas especiais para que dentro das normas da DGS, possam de alguma forma, celebrar um pouco a festa mais icónica da cidade invicta.

É esse mesmo São João (ver vídeo) que têm um significado importante em Arronches, por celebrar o santo e ser feriado municipal. Até ao momento ainda não temos conhecimento da decisão final da Câmara Municipal. Se vai ser a exemplo do ano passado com a simbologia do dia, com os altares no Jardim do Fosso ou, se as celebrações se vão estender mais além.

Em nossa opinião e sabendo que as pessoas estão ansiosas por sair de casa e conviver, o tempo não nos convida a isso. Não será preferível passar mais este ano com contenção? Quem já fez tanto sacrifico estará concerteza disposto a fazê-lo mais um ano, para que no próximo São João, aí sim, possamos celebrar o dia como ele merece. É apenas a nossa opinião e vale o que vale. A decisão será sempre política e só nos resta aguardar pelo seu conhecimento.

Uma coisa temos a certeza, que está na nossa mão e não é uma decisão política: podermos evitar os ajuntamentos, as reuniões familiares (só dentro do razoável) e as festas entre amigos para comer as sardinhas e beber umas cervejas.

Quando ao último dos Santos Populares, o São Pedro, esse não tem grande significado para a população.