SPEA desafia portugueses a encontrar periquitos


Durante o mês de Novembro, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desafia os portugueses a procurar periquitos-de-colar ao fim do dia. Populares como animais de estimação, os periquitos que hoje se encontram à solta em várias cidades e vilas portuguesas são provavelmente animais que fugiram do cativeiro, ou seus descendentes. Para perceber se as populações desta espécie estão em crescimento e expansão, a SPEA lançou esta acção de ciência cidadã, que fornecerá informação importante para servir de base ao censo nacional da espécie, a realizar este inverno.

O periquito-de-colar (também conhecido por periquito-rabijunco) é uma espécie gregária e muito social, reunindo-se em dormitórios comunais que podem chegar a juntar centenas de aves. É para identificar estes dormitórios que a SPEA pede a ajuda dos cidadãos.

“O que pedimos é que as pessoas deem um passeio depois das 16h30, e que depois registem os periquitos que observarem, anotar se estão a alimentar-se ou a juntar-se numa árvore para descansar”. indo a periquitos.spea.pt” diz Hany Alonso, Técnico da SPEA responsável por esta acção.