SOUSEL - Festival Terras sem Sombra estreia-se no concelho de Sousel com “O Divino e o Humano na Música de Bach, Handel e Mozart”
- Redacção - Notícias de Arronches
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
No terceiro momento da sua 21.ª temporada, o Festival Terras sem Sombra (TSS) faz uma estreia absoluta no concelho alentejano de Sousel.
Oportunidade para, a 26 e 27 de Abril, encetar caminhos num território muito interessante, quer na perspectiva da ocupação e das actividades humanas, quer no que de surpreendente tem para nos oferecer a paisagem natural, em particular um microcosmos que será palco de observação. A serra de São Miguel corporiza um oásis de biodiversidade e endemismos.

Acresce, na componente patrimonial do fim-de-semana do TSS em Sousel, o resgate de memórias associadas à presença, nesta geografia, de D. Nuno Álvares Pereira. Como ponto alto do programa, a noite de sábado reserva um concerto único, revelador da mestria dos intérpretes nacionais.
A soprano Carla Caramujo e o ensemble La Nave Va, com direcção musical de António Carrilho, prometem despertar os sentidos numa viagem ao século XVIII, em peças de três expoentes da Grande Música: Bach, Handel e Mozart.
A antecipar o fim-de-semana, José António Falcão, director-geral do TSS, adianta que “Sousel é um concelho fundamental para o conhecimento do Alentejo e a sua história cruza-se, em várias ocasiões, com a história de Portugal”. Por seu turno, Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, enaltece a presença do Festival, “uma mais-valia, quer para Sousel, quer para os concelhos vizinhos. Este é um casamento para ficar, um factor de enriquecimento do território e um momento para celebrar a música, o património e a biodiversidade”.
Nesta apresentação em Sousel, o TSS conta com a parceria do Município local. De salientar também o regresso, em 2025-2026, ao apoio sustentado da Direcção-Geral das Artes, obtido mediante concurso público. (…)
A 21.ª temporada do TSS prossegue a 17 de Maio em Arronches. Toda a programação da presente temporada pode ser consultada no site do Festival Terras sem Sombra. As iniciativas são de acesso livre e gratuitas.
Redacção|Fonte: C.M.Sousel
コメント