“Sousel, Capital do Borrego”

‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’ arranca em Portalegre e discute a importância histórica da raça merina.


Arranca esta quinta-feira, dia 24 de Novembro, o ‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sousel, no âmbito do projecto “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover e valorizar a presença histórica do gado ovino no concelho e na sub-região do Alto Alentejo.


A primeira conferência, cujo tema irá recair sobre a “Presença Histórica do Merino”, terá lugar no Centro de Congressos de Portalegre, pelas 15h00, e irá analisar sob diversos horizontes aquela que é a raça autóctone de maior implementação na região.

A cerimónia, com início previsto para as 15h00, arranca com uma sessão de boas-vindas levada a cabo pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho. A cerimónia encerra com o discurso de Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, e com um pequeno momento lúdico musical.

O objectivo da marca “Sousel, Capital do Borrego” é promover a região de Sousel e do Alto Alentejo, bem como o seu património cultural, enquanto contribui para alavancar a economia local, estimulando todos os sectores associados à produção e exploração de borregos, ao emprego, à exportação, ao turismo e a tantos outros sectores da economia.

O ‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’ é uma das acções promocionais que fazem parte do projecto, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que teve em Abril deste ano a 1ª edição, e que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo no período de Páscoa do próximo ano.

Para mais informação consultar: www.cm-sousel.pt