top of page

Sismo em Marrocos atinge Portugal

Ontem à noite (sexta-feira, 23h11) Marrocos sofreu um sismo com epicentro na localidade de Ighil perto de Marraquexe, a uma profundidade de 18,5Km, com uma magnitude de 6.9 na escala de Richter.


Não é a primeira vez que Marrocos é atingido por um grande sismo. A cidade de Agadir há 63 anos atrás, foi atingida por um sismo de magnitude de 5.7 (ER), que praticamente destruiu a cidade e fez mais de 15.000 mortos e milhares de feridos.

O sismo de ontem deixou até agora 820 mortos e 670 contabilizados em nota emitida pelo Ministério do Interior deste do país do norte de África.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sismo foi sentido em Portugal, sobretudo na região do Algarve pela proximidade. Há no entanto outros locais onde também se fez sentir em menor escala (III/IV) como: Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Almada, Setúbal e Sines. Ou seja, para além do Algarve a costa litoral.

O governo português a par de outros mais, já disponibilizou a ajuda possível, para minorar a tragédia que atingiu o país vizinho, o mais próximo de África.


(Redacção|Foto-Créditos Fadel Senna/AFP)

bottom of page