Restaurante “Sal, Alho e Etc.” Conquista o lugar de pré-finalista nas 7 Maravilhas

Portalegre recebeu, ontem, a RTP1 para a transmissão em directo das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, tendo como apresentadores Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato e Inês Carranca.


O dia foi preenchido com a apresentação de pratos dos mais diversos concelhos de Portugal, realçando o melhor da gastronomia típica portuguesa.

O restaurante portalegrense, Sal, Alho e Etc., concorreu, nestas 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, com um prato de carne, a “Fava Magana”. Representou, desta forma, o concelho de Portalegre, através da utilização de produtos da região, conquistando um dos lugares de pré-finalista neste concurso.


TÂNIA FLORENTINO - SAL, ALHO E ETC

Para além da procura pela grande conquista gastronómica nacional, que decorreu no Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre, houve ainda palco para duas demonstrações de showcooking realizadas por dois chefes – uma de manhã e outra de tarde –, e a mostra de variados produtos regionais, de empreendedores locais, durante o decorrer do dia.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre foi a entidade responsável pela demonstração de showcooking, que nos abriu o apetite. Na parte da manhã, apresentou um prato de cação de coentrada com crocante de pão alentejano e, na parte da tarde, um prato de presa de porco, amêijoa e migas de pão de castanha.

António Adélio Real destacou-se pelos seus produtos tradicionais em cortiça, uma matéria-prima bastante relevante e característica da nossa região. Igualmente relevantes são os produtos gastronómicos tradicionais, como as boleimas, bolos fintos e broas, produzidos pelo Forn’alentejano. Marvão com Gosto apresentou os seus diversos e deliciosos produtos, doces e salgados, à base de castanha.

Para adoçar este final de tarde contou-se, igualmente, com a presença de Rosária Maria, que trouxe até aos portalegrenses, e não só, as maravilhas dos seus doces conventuais.


(Fonte - C.M.Portalegre|Foto-D.R.)