REGIÃO - FESTIVAL DO SARAPATEL

O Concelho de Castelo de Vide volta a ter, uma vez mais, entre 2 a 18 de Abril de 2022, o Festival do Sarapatel, nos vários restaurantes aderentes, degustando-se para além do prato mais famoso do menu pascal, outras saborosas iguarias tradicionais.


Após várias edições de sucesso, iniciou-se no dia 2 de Abril, mais uma edição do Festival do Sarapatel, do Cachafrito e doutros pratos de tradição judaico-cristã, que podem ser apreciados no concelho de Castelo de Vide até 18 de Abril.

É particularmente durante a quadra pascal que Castelo de Vide oferece, a excelência das singularidades gastronómicas, algumas resultado de reminiscências judaico-cristãs.

Dão-se como exemplo o Sarapatel, prato de excelência da Páscoa de Castelo de Vide, e o Cachafrito, iguaria com tradição judaica, os quais poderão ser degustados nos 16 restaurantes aderentes à iniciativa. Outros pratos como molhinhos de tomatada, perna de borrego assada no forno e ensopado de borrego são também bons alternativos.

Finda a refeição, adoça-se a boca com bolos fintos, lagartos e queijadas, ou então com boleima, uma receita de inspiração judaica, uma vez que tem como ponto de partida o pão sem fermento e a utilização do azeite em substituição das gorduras derivadas de porco. Nas 10 pastelarias aderentes à iniciativa, poderá degustar estes e outros bolos.


(Fonte-CMCastelo de Vide)