Região com novo sistema de transportes públicos

‘Transportes do Alto Alentejo’ estarão ao serviço da população a partir de 1 de Setembro.



A partir do próximo mês, o transporte colectivo de passageiros da região passará a ser efectuado pelos ‘Transportes do Alto Alentejo’, um novo sistema de mobilidade que contempla uma nova imagem, novas identificações nas paragens rodoviárias e, mais importante, veículos que oferecem uma experiência de viagem mais agradável, acolhedora e sustentável, caminhando de encontro à neutralidade climática, um objectivo definido pela União Europeia a cumprir até 2050.

Este sistema, que começará a operar a partir do próximo dia 1 de Setembro, irá colocar ao dispor dos utilizadores 39 autocarros, com comodidades como WiFi a bordo por exemplo, os quais vão percorrer as mesmas 89 rotas que o anterior serviço já fazia.

No âmbito no Programa de Apoio à Redução Tarifária, passarão a partir da supracitada data a vigorar os seguintes descontos:

a) Passe Social do tipo “normal” com assinatura mensal, com custo máximo de 30€;

b) Passes Sociais do tipo “normal” com assinatura mensal, até ao Escalão de 9-12km, inclusive, desconto de 50%;

c) Oferta da “Assinatura de Linha Mensal” do tipo “Normal” para pessoas com grau de incapacidade igual ao superior a 60% - Gratuito;

d) Oferta da “Assinatura de Linha Mensal” acima dos 32km da tipologia “Antigos Combatentes” - Gratuito;

Em relação aos estudantes do ensino secundário, pese embora o desconto anteriormente praticado deixe de existir por implicação do Decreto-Lei n. º 21/2019, de 30 de Janeiro, a autarquia vai continuar a garantir o apoio aos alunos do concelho, que continuarão a pagar 25% do valor total.

Os utilizadores que pretendam efectuar a renovação do passe, poderão fazê-lo até ao próximo dia 1 de Setembro, nos locais habituais, com um custo de 5€.


(Fonte – CMArronches - Foto - CIMAA)