top of page

REFORÇO DA FROTA DE AVIÕES DE COMBATE A INCÊNDIOS RURAIS rescEU

 Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, congratula-se com o anúncio feito hoje pelo Comissário Europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarčič, de um reforço da frota europeia de aviões de combate a incêndios rurais no contexto do programa rescEU.


Será realizado um investimento de 600 milhões de euros na compra de 12 aviões de combate a incêndios rurais, sendo que Portugal será um dos seis Estados-Membros que vai receber aviões ao abrigo desta medida.

Portugal defendeu em 2022, no contexto do Conselho Europeu, o reforço de meios aéreos para combate a incêndios rurais e a antecipação da disponibilização destes meios face ao calendário inicialmente previsto.

No verão de 2023 Portugal disponibilizou pela primeira vez meios aéreos de combate a incêndios rurais ao programa rescEU, tendo os mesmos ficado instalados no Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirma que “As alterações climáticas colocam desafios que nenhum país pode vencer por si próprio. Verificam-se cada vez mais fenómenos climatéricos extremos e uma tendência para a existência de mais dias com temperaturas muito elevadas, o que aumenta a probabilidade de situações de risco muito elevado de incêndio” (…)

(Fonte: MAI|Foto-Publicação)

Commenti


bottom of page