RECTIFICAÇÃO À INTRODUÇÃO AO PROGRAMA ELEITORAL ‘FORTALECER ARRONCHES’

Recebemos em devido tempo, o texto solicitado à candidatura do Partido Socialista de Arronches, para a ocupação do espaço na edição de Agosto do Notícias de Arronches.

Por motivo da conversão do texto enviado em PDF para a fonte e corpo desse mesmo texto (como foi solicitado), não foi copiado na íntegra. Pedimos desculpa à candidatura ‘Fortalecer Arronches’ pelo acontecido, passando a transcrevê-lo agora na íntegra. Para qualquer esclarecimento adicional queiram fazer o favor de nos contactar.

Fernando Neves Marques (Director)




INTRODUÇÃO AO PROGRAMA ELEITORAL "FORTALECER ARRONCHES"

É com enorme sentido de responsabilidade e empenho que aqui estamos, a lutar por um concelho mais forte, mais ambicioso, mais justo e mais desenvolvido. Aceitámos esta candidatura porque não nos conformamos com a estagnação de uma Arronches cheia de potencial. Vamos provar que a nossa terra tem capacidade para atrair população e empresas, para gerar riqueza, para gerar empregos dignos em alternativa ao trabalho precário, para se transformar num local onde todos querem viver, mas sobretudo para servir e ouvir os nossos conterrâneos. Para isso é preciso identificar os problemas que enfrentamos e implementar soluções no âmbito daquelas que são as competências e deveres do município.

Olhemos para a nossa realidade. Somos um dos concelhos mais envelhecidos do distrito de Portalegre, o poder de compra de um cidadão Arronchense é consideravelmente inferior á média nacional, as soluções propostas pela população do concelho são tendencialmente desconsideradas pelo actual executivo. A nossa cultura e tradição é desincentivada e os nossos jovens, cada vez mais qualificados, procuram emprego no litoral do país ou no estrangeiro e assim se vai alimentado um ciclo de decadência anunciada a médio prazo. Dúvidas existissem, também ficou claro ao longo deste período pandémico que há os arronchenses de primeira e os arronchenses de segunda. Só quem desconhece a realidade e o potencial do nosso concelho se pode conformar - estes são factos que nos preocupam enormemente e devem obrigará reflexão de toda a comunidade do nosso concelho.

Os próximos anos serão decisivos para o desenvolvimento da nossa terra, a aplicação de fundos europeus é uma janela de oportunidade que tem de ser aproveitada pelo futuro executivo em todas as ocasiões. Por esse motivo, trabalharemos ao lado do governo central para procurar suprimir as necessidades e carências do nosso concelho.

Trabalharemos de igual modo com o sector privado, para promover a fixação de empresas geradoras de emprego e riqueza, e apostaremos na habitação social com rendas acessíveis e apoios adequados às necessidades reais da população em alternativa aos apoios de carácter simbólico vigentes. Apoiaremos as nossas tradições e a nossa cultura com a participação da comunidade arronchense. Apelamos á confiança e ambição de todos os arronchenses.

Eis alguns eixos que destacamos da nossa introdução ao programa eleitoral para a autarquia:

Acção social e habitacional

É imperativo, sobretudo para os jovens e para os residentes que procuram melhorar a sua habitação, arrendar a preços acessíveis, que correspondam ao poder de compra da população.

Vamos construir habitação social nos loteamentos de que a câmara dispõe desde há mais de 15 anos, com aplicação da taxa mínima de IMI e vender lotes para construção a preços dignos e justos para aqueles que cá queiram residir.

Emprego e comércio local

A nossa candidatura procurará dialogar com empresas do sector privado, por forma a diagnosticar necessidades e implementar soluções para que estas se fixem no concelho fomentando o emprego e gerando riqueza.

Proporcionaremos condições fiscais para a criação de mais empresas no concelho.

Saúde e bem-estar

É uma prioridade contribuir para uma rede de transporte de utentes com doenças crónicas, para diagnósticos ou tratamentos.

Defendemos a implementação de uma estratégia de gestão em rede das IPSS, por forma a tornar mais eficiente a utilização de recursos e o bom funcionamento das instituições.

Combate à solidão

Com as freguesias, associações e voluntários, propomos, criar uma rede de assistência aos idosos e às pessoas com dependência, para combater a solidão.

Apoio às colectividades

Queremos que todas as associações e empresas se sintam devidamente apoiadas.

No caso particular da Associação de Bombeiros Voluntários, prevemos atribuir a cada Bombeiro, um pacote de incentivos em determinados impostos que dependam da câmara, nomeadamente o IMI e o IMT.

Unir a comunidade

Criaremos interacções entre academia sénior, comunidade escolar e empresas da região para promover o convívio e a partilha de conhecimento intergeracional.

Propomos a criação de um diagnóstico de necessidades e carências das IPSS e associações do concelho.

Entendemos que as IPSS do concelho devem ser apoiadas com o equipamento e trabalhos de manutenção necessários por forma a suprimir carências e a garantir o bom funcionamento destas instituições.

Sucesso escolar

A comunidade escolar é o futuro. Disponibilizaremos os recursos necessários que correspondam às necessidades dos estudantes.

Criação de concurso para a contratação de pessoal não docente, por forma a suprimir as necessidades identificadas no centro escolar.

Procederemos à criação de uma bolsa de estudo universal a todos os alunos do ensino superior, bem como atribuição de prémios de mérito escolar.

Turismo

Arronches, com o seu património e cultura inigualável tem registado uma procura acentuada nos últimos anos, no entanto, o desenvolvimento e promoção deste sector mantém-se estagnado, desajustado da realidade, uma realidade que entendemos, prejudica todo o nosso comércio local.

Propomos a reabertura do posto de turismo e criação de um ponto de venda do artesanato local.

É imperativo recuperar as pinturas rupestres e criar a uma rota que integre os nossos espaços museológicos.

Agricultura

É prioridade melhorar a acessibilidade aos caminhos rurais.

A câmara deverá ajudar todos os agricultores a desenvolverem uma agricultura moderna e sustentável.

Qualquer cidadão pode contribuir com propostas de forma totalmente anónima através do formulário disponível nas nossas páginas nas redes sociais.

De entre as propostas do nosso programa eleitoral, estas são apenas o resumo de algumas que consideramos dignas de maior destaque. A introdução ao programa eleitoral pode ser consultada na íntegra nos canais oficiais da candidatura, lnstagram e Facebook "Fortalecer Arronches".